terça-feira, 14 de novembro de 2017

TINGINDO A PASTA AMERICANA

Resultado de imagem para tingindo a pasta americana

















pasta americana branca é a mais tradicional principalmente para bolos de casamento. Mas muitas vezes necessitamos de cor para determinados temas e decorações. Embora seja relativamente simples tingir a pasta, alguns cuidados são necessários para evitar problemas. Veja as dicas.
  1. Escolha sempre corante comestível em gel. A marca preferida de muitos profissionais é Americolor, que tem cores incríveis e é muito fácil de utilizar. Ainda não temos por aqui porém é possível comprar em sites que enviam para cá, como glogalsugart.com ou aliexpress.com – este último, embora demora um pouco para chegar tem ótimo preço e não cobra frete. Os corantes da Wilton também são muito bons, e disponíveis por aqui.
  2. Para cores claras coloque uma pequena quantidade de corante no meio da pasta, dobre de modo que o corante fique dentro e trabalhe bem a pasta até ficar uniforme. É recomendável colocar pouco e adicionar mais se necessário. Deixe também um pouco de pasta branca, para o caso de ficar muito forte a cor, assim basta misturar com mais pasta branca.
  3. É mais fácil tingir um pouco de pasta por vez, pois fica mais fácil de manipular, porém junte toda a pasta tingida e trabalhe bem até chegar no tom que necessita. É importante que toda a pasta que será necessária esteja tingida antes de começar a utilizar, pois será praticamente impossível de conseguir a mesma cor novamente.
  4. Para tingir em cores mais escuras  é necessária uma grande quantidade de gel, o que fará com que a pasta já pronta saia do ponto. Para isto, coloque o corante na mistura de gelatina antes de colocar no açúcar. Caso necessite ajuste a cor no final, quando a pasta já estiver pronta.
  5. Para fazer pasta preta ou marrom, use chocolate para modelagem. Para isto, misture com pasta americana, na proporção de 1:1 e use corante marrom ou preto, até chegar na cor desejada.
  6. Tenha em mente que, dependendo do corante utilizado, algumas cores irão desbotar um pouco quando secarem. Caso necessite de uma cor específica, teste com antecedência para evitar problemas de ultima hora. Para isto, tinja uma quantidade pequena, faça uma modelagem ou abra a pasta e deixe secando por alguns dias para ver o resultado final. Isto é especialmente válido para modelagens que irão secar por vários dias.
  7. Use uma luva na hora de tingir a pasta para evitar manchas nos dedos. Caso não tenha ou não goste (como eu) lave em seguida com água bem quente.
  8. Muitas vezes é necessário a mistura de algumas cores para conseguir o tom desejado. Veja a tabela para algumas das cores mais utilizadas.
  9. Confira abaixo uma tabela com algumas dicas de cores:
Damasco
2 laranja + 1 amarelo ouro
Verde água
5 azul celeste + 1 verde folha
Verde abacate
4 amarelo limão + 1 verde folha + toque de preto
Vinho
5 rosa claro + 1 violeta
Verde sage
5 amarelo limão + 1 verde folha
Ferrugem
8 laranja + 2 vermelho + 1 marrom
Cobre
1 amarelo ouro + 1 marrom + 1 vermelho natal
Verde escuro
verde folha + toque de preto
Coral
3 rosa claro + 2 amarelo limão
Lavanda
5 pink + 1 Violeta
Cinza prata
1 preto + 1 azul turquesa + 6 azul celeste + 1 amarelo limão
Tiffany
9 azul celeste + toque de amarelo limão
Rosa velho
5 pink + 1 preto
Rosa chá
5 pink + 2 laranja + 2 vermelho + 2 preto
Ameixa
1 violeta + toque de vermelho natal
Dourado
10 amarelo limão + 3 laranja + 1 vermelho
Verde musgo
2 violeta + 3 amarelo limão
Azul marinho
1 azul celeste + 1 violeta
Uva
1 azul celeste + 6 pink
Framboesa
3 pink + 1 vermelho natal

fonte: https://escoladebolo.com.br/como-tingir-a-pasta/

ALGUMAS IDÉIAS DE DRIP CAKE PARA SE INSPIRAR.

Drip cake com Biscoitos


drip cake

Drip cake com cereja



Drip cake com suspiro

DRIP CAKE OU EFEITO ESCORRIDO VOCÊ CONHECE?



drip cake



Esses bolos tem como características serem altos, coloridos, com uma cobertura lisa cobrindo o bolos, um ganache escorrendo no topo e decoração com doces ou frutas na parte de cima.

Ele pode ser feito usando várias cores. A cobertura do bolo pode ser glacê, buttercream ou outra de sua escolha. As gotinhas são feitas com ganache de chocolate, seja ele branco/colorido ou chocolate meio amargo.

Como fazer o ganache de chocolate?

Ingredientes:

  • 150g de chocolate ao leite, branco ou meio amargo
  • 100g de creme de leite
  • Corantes alimentícios (se quiser colorir o ganache branco)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela que possa ser levada ao micro-ondas, coloque o chocolate picado e o creme de leite.
  2. Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire e mexa.
  3. Se depois que você mexer, ainda conseguir ver pequenos pedaços de chocolate, coloque novamente no micro-ondas por mais 30 segundos e depois mexa novamente.
  4. Repita o processo quantas vezes for necessário até você ter um creme liso e homogêneo.
  5. Se quiser colorir o ganache branco é só adicionar o corante da cor escolhida.

Como colocar o ganache no bolo? 

drip cake

  1.  Depois que o bolo estiver recheado, e coberto (pode ser com chantilly, glacê,  buttercream ou qualquer outra cobertura)
  2. Usando uma colher ou saco de confeitar vá derramando gotinhas de ganache apenas nas beiradas do topo do bolo, depois que rodear todo o bolo com ganache, coloque ganache no topo e espalhe delicadamente com uma espátula.
  3. Depois é só decorar com doces, frutas etc.
fonte: http://www.amandocozinhar.com/2016/05/aprenda-fazer-um-drip-cake.html

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

BUTTERCREAM DE CHOCOLATE

BUTTERCREAM DE CHOCOLATE





Para ser usado como recheio e cobertura o buttercream de chocolate é fácil de fazer e é sucesso garantido.
INGREDIENTES
  • 350 gr. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 85 gr. de cacau em pó (1 xícara de chá) peneirado
  • 500 gr. de açúcar impalpável ou de confeiteiro (5 xícaras de chá) peneirado
  • 125 ml de leite (½ xícara)
  • 2 colheres de chá de baunilha
MODO DE FAZER
  1. bata a manteiga e o cacau juntos em velocidade média até incorporar bem
  2. em seguida diminua um pouco a velocidade e acrescente 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de leite
  3. continue nesta ordem até adicionar todo o açúcar, aumente a velocidade da batedeira para média alta e bata por 5 minutos
  4. adicione a baunilha e misture bem
  5. confira a consistência, adicione um pouco mais de leite se necessário
  6. utilize em seguida ou deixe em geladeira por até 3 dias – neste caso deixe voltar em temperatura ambiente e bata novamente
fonte: imagem e texto Escola de Bolo.

Receita para um Buttercream Perfeito.







Para fazer o Perfect Buttercream da Jemma, você irá precisar de:

- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 450g de açúcar de confeiteiro peneirado
- 2 colheres de sopa de leite
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

A explicação de como fazer é um pouco longa, mas é simples! Você deve levar uns 20 minutos para fazer!
Vamos começar? Para início de conversa a Jemma já adverte sobre a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente, bem molinha. Não adianta usar a manteiga que você acabou de tirar da geladeira.


Com uma batedeira, bata em velocidade média por cerca de 2 a 3 minutos até a manteiga ficar bem clarinha e fofa.

Desligue a batedeira e coloque metade do açúcar de confeiteiro. Volte a ligar a batedeira, tomando o cuidado de iniciar em velocidade bem baixa para que não o açúcar não voe por toda a sua cozinha.

Quando estiver razoavelmente misturado, aumente a velocidade para média-alta e bata por mais 2 ou 3 minutos. Com a batedeira desligada adicione o resto do açúcar e bata novamente.

Lembre-se de que o açúcar de confeiteiro precisa estar peneirado.

A Jemma revela que o segredo para que o buttercream fique branquinho e bem gostoso é tempo.

buttercream precisa bater bastante tempo, senão você vai ficar simplesmente com uma manteiga com açúcar e não é isso que queremos. Queremos o buttercream perfeito!

Diminua a velocidade para a mínima possível e acrescente as 2 colheres de sopa de leite. Volte a aumentar a velocidade até média-alta, batendo por mais 2 a 3 minutos.

Agora, desligue a batedeira e com uma espátula raspe toda a borda da tigela para evitar que fique creme sem bater direito, misturando um pouco com a própria espátula.

Volte a ligar a batedeira em velocidade média-baixa e adicione agora o extrato de baunilha. Se preferir usar a fava de baunilha, coloque as sementes de 1/2 fava de baunilha.

Por fim deixe bater por mais 1 ou 2 minutos em velocidade alta.

Outra dica é colocar uma colher a mais de leite quando estiver adicionando o extrato de baunilha, caso você queira um buttercream um pouco menos denso q

E pronto! O seu buttercream está pronto para cobrir cupcakes e bolos! Você pode guardar ele fechado em um pote hermético por até 3 dias na geladeira.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Dica para o Natal: Árvore de Natal com pasta americana.


Dicas sobre Pasta Americana

A pasta americana pode ser sua maior amiga ou sua mais atroz inimiga…usada para decorar bolos em ocasiões especiais, quando bem trabalhada, vai valorizar o bolo e transforma-lo em uma obra de arte. Para que isto aconteça, são necessários alguns cuidados. Confira as dicas e crie uma longa e duradoura amizade com a pasta americana… 
  1. Como a pasta americana é sensível à temperatura ambiente, especialmente umidade, sempre que possível, faça a sua. Assim você controla a quantidade de glicerina que vai utilizar de acordo com a umidade do ambiente. A pasta comprada pronta nem sempre se adapta ao local que será utilizada. Para quem mora nos Estados Unidos ou Inglaterra, existe uma grande variedade de pastas prontas, então fica mais fácil encontrar a que melhor se adapta à determinados locais. 
  2. Já para algumas cores, o melhor é comprar a pasta já tingida. Para pastas nas cores preta, vermelha ou marinho, é muito difícil (impossível) chegar na cor desejada. Assim a solução são as pastas já prontas.
  3. A pasta americana tingida, especialmente a que foi tingida por você, desbota em contato com a luz. Qualquer luz, não apenas do sol, mas elétrica também. As cores mais propensas a desbotar são rosa e lilás. A pasta roxa tende a ficar azul em contato com a luz. Também é uma boa idéia utilizar a que já vem pronta. Uma boa solução é cobrir o bolo com papel celofane de cor escura ou colocar em uma caixa fechada, depois de decorado com estas cores, para evitar surpresas (desagradáveis) de ultima hora. Muita gente tem dúvidas, e receios, sobre colocar o bolo coberto com  pasta americana na geladeira. Isto é sim possível, e as vezes necessário. Por exemplo se vai ter vários bolos para entregar no mesmo dia, pode fazer antecedência e guardar na geladeira. O problema com a geladeira é a condensação que irá ocorrer quando o bolo for retirado da geladeira e  voltar em temperatura ambiente. O bolo vai suar um pouco. Para diminuir este efeito deixe a geladeira na temperatura mais alta possível. Coloque o bolo dentro de uma caixa fechada enquanto estiver na geladeira. Deixe para decorar o bolo depois que já estiver degelado e seco. Neste caso, deixe já as decorações prontas e depois use glacê real para cola-las no bolo.
  4. A pasta americana NÃO vai fazer um bolo mal feito, torto e com imperfeições ficar lindo. Pelo contrário, pode realçar ainda mais os problemas. Para conseguir um bolo bem acabado, comece com um bolo bem montado, bem recheado, reto e coberto corretamente com ganache. Certifique-se que o bolo está perfeito antes de colocar a pasta.
  5. Um local adequado para abrir a pasta, como uma pedra de mármore ou um plástico grosso e um rolo grande e liso utilizados apenas para este fim, são fundamentais para conseguir um bom efeito com a pasta. Tenha sempre em mãos um saquinho com amido para polvilhar levemente a bancada e certifique-se que a pasta não está grudando conforme vai abrindo.
  6. Caso você ainda não tem muita experiência com a pasta, pratique antes com um bolo falso,do tamanho do bolo que irá fazer de verdade. Passe uma fina camada de gordura vegetal no isopor antes. Abra a pasta e cubra o bolo falso, retire a pasta e repita várias vezes o processo, até sentir-se segura para cobrir o bolo verdadeiro. Dispense esta pasta e use uma nova para o bolo. Tente abrir a pasta na mesma espessura em sua totalidade, para garantir uniformidade ao bolo.
  7. Alise bem a pasta antes de transferi-la para o bolo. Use alisadores próprios para isto. É mais fácil retirar as imperfeições enquanto a pasta ainda esta na bancada, do que tentar depois de coloca-la no bolo.
  8. A pasta americana não é ideal para todos os tipos de decoração. Para algumas modelagens você pode adicionar um pouco de cmc à pasta para ficar mais firme. Para flores utilize a massa para flores.
  9. Muitas vezes é mais fácil cobrir um bolo grande do que um pequeno. Especialmente um bolo pequeno e alto pode ser bem mais dificil para cobrir, pois se formam mais pregas na lateral do que um bolo grande. Portanto tenha isto em mente quando orçar mini bolos…Não é só o tamanho que conta, mas a dificuldade e o tempo que se leva para executa-los (bem).                                                                10.  Por fim, a pasta americana (especialmente a que você fizer) não tem este sabor terrível que se fala por ai. Já vi muita gente que nunca provou, falando que detesta. Acho que o maior problema com a pasta é a sua textura, meio elástica, que em nada combina com a maciez do bolo. Mas a sua beleza, quando bem executada, supera em muito este problema. Viva a pasta americana…
fonte: escola de bolo
https://escoladebolo.com.br/pasta-americana-dicas

Bolo de milho e com calda !!! huuummmm





Quem é que não gosta daquele cheirinho de bolo de milho aromatizando a casa? Com sabor de fazenda, a guloseima é sempre um bom acompanhante para o cafézinho.
Se você ficou com vontade de saborear este doce, assista ao vídeo abaixo e acompanhe o passo a passo da receita preparada pelo chef e apresentador Edu Guedes, do programa Hoje em Dia (Record).
Ingredientes da massa6 espigas de milho
5 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 1/2  xícara leite condensado
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa fermento em pó
Ingredientes da calda1 xícara de milho
2 xícaras de leite
1/2 xícara de açúcar


Modo de preparo
Rale o milho das espigas. Bata-o no liquidificador junto com os ovos, a manteiga, o leite condensado e o açúcar. Misture o fermento depois de desligar o liquidificador. Unte uma forma com manteiga e farinha. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso, prepare a calda. Bata no liquidificador o milho, o leite e o açúcar. Passe na peneira, coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até engrossar.

Depois de pronto, despeje a calda sobre a massa assada.

fonte:http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/asse-bolo-de-milho-com-calda-do-edu-guedes-20110601.html?question=0

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Você Sabe o Que É Um Cake Design? Sabe Quanto Fatura um Cake Design?

Conheça a profissão de Cake Design

Muitas novas profissões vêm surgindo com o tempo. As pessoas têm abraçado seus hobbies e suas paixões e transformado em muito mais do que uma fonte de renda – eles viraram suas carreiras. Esse é o caso de quem ama a confeitaria a ponto de se tornar um Cake Designer. A ocupação está super em alta, mas você sabe do que se trata? Continue lendo o post para descobrir.
Conheça a profissão de Cake Design

O QUE É?

Em português, “Cake Design” significa “Design de Bolos”. Portanto, os Cake Designers tem o poder de transformar bolos, tortas, cupcakes e outros doces em verdadeiras obras de arte. Eles são a versão moderna dos confeiteiros e possuem um vasto conhecimento em técnicas de decoração.
Entre os materiais utilizados está a famosa pasta americana, que permite modelar tudo aquilo que a imaginação e a criatividade puderem alcançar, com formas, cores e sabores para os mais variados estilos de festa. Flores, estrelas, corações, listras. Tudo pode ser moldado com a pasta americana – também conhecida como pasta de açúcar. Mas não para por aí! É possível usar, inclusive, materiais não comestíveis para deixar a sobremesa linda de se ver.

ONDE SURGIU?

O Cake Design como conhecemos teve origem na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I – de 1558 a 1603 – onde a pasta de amêndoa (marzipã) foi usada pela primeira vez para decorar bolos. Durante o século 17, os bolos decorados eram símbolo do status e do poder financeiro das famílias.
A arte da decoração de bolos, ao longo do tempo, evoluiu e se modernizou, além de demandar cada vez mais conhecimento dos confeiteiros. Estrela das cerimônias, os bolos decorados possuem uma aceitação sem igual dos consumidores.
O mercado está em busca de itens que vão muito além do seu sabor, mas que façam parte de uma experiência sensorial, unindo o paladar e a visão para impressionar os convidados e agradar as crianças. Essa liberdade permite ao Cake Designer a criação de bolos singulares, com combinações exóticas, coberturas impecáveis, arremates elegantes e vários elementos decorativos.
Conheça a profissão de Cake Design

TEM CURSOS NO BRASIL?

Por ser uma profissão em alta, os caminhos estão mais abertos para quem quer se tornar um Cake Designer. Mas, antes de entrar no mundo da modelagem de bolos, que lhe trará boas horas de curso, é preciso começar do básico: você sabe fazer um bolo? Muitas pessoas querem aprender a decorar sem sequer saber a função do ovo em uma receita de bolo simples. Portanto, comece devagar, treinando, e só a partir disso, decore.
Busque cursos, online ou presenciais, que acrescentem mais conhecimento à sua paixão. 

E O SALÁRIO?

Hoje, o salário de um Cake Designer pode variar entre R$1,8 mil e R$6 mil por mês. E o mais importante da profissão é sempre se manter atualizado, acompanhar frequentemente as tendências do Cake Design é algo crucial para crescer na carreira, independente do nicho de atuação. Quem sabe com o tempo você também não passa a ganhar até R$40 mil mensalmente como os maiores Cake Designers do Brasil?
Fonte:https://www.confeiteiradesucesso.com/conheca-profissao-de-cake-design

Cup Cake Red Velvet


Que Tal aprender essa receita maravilhosa de cup cake, que pode ser sevida nas confraternizações de fim de ano ou ainda lucrar uma grana extra. Então aproveita confira e se delicie.


Os cupcakes red velvet  são os mais pedidos nos Estados Unidos e estão cada vez mais conhecidos por aqui.
São lindos, acho que o vermelho escuro da massa em contraste com a cobertura  de cor bem clarinha tem um efeito irresístivel, sendo quase impossível não querer morder e saborear esta delícia. A cobertura é um buttercream de cream cheese.
INGREDIENTES
MASSA
  • 85 gr. de manteiga em temperatura ambiente (6 colheres de sopa)
  • 225 gr. de açúcar (1 xícara + 1 colher de sopa cheia)
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 1 1/2 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
  • 2 colheres de sopa de corante alimentício em gel vermelho – utilize corante de boa qualidade
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 200 gr. de farinha de trigo (1 ¾ xícara)
  • 125 ml de leite em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de vinagre de maça
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio


MODO DE FAZER
MASSA
  • pré aqueça o forno a 180 graus
  • coloque as forminhas de papel na forma de cupcake
  • bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso (aprox. 5 minutos em velocidade média)
  • desmanche os ovos com um garfo e vá juntando aos poucos na batedeira, batendo sempre
  • misture a baunilha com o cacau e o corante e junte, bata mais um pouco
  • em velocidade mínima, junte a farinha mistura com o sal e peneirada, alternando com o leite, comece e termine com os secos, bata apenas para misturar
  • junte o vinagre e o bicarbonato e misture à massa (faça isto apenas na hora de colocar na massa)
  • distribua nas forminhas e leve ao forno – para os minis de 12 a 15 minutos e para tamanho padrão 17 a 20 minutos.
  • assim que conseguir retire da forma e deixe esfriar completamente antes cobrir.
  • rendimento – 40 minis ou 15 padrão.
* fonte: Escola de Bolo
https://escoladebolo.com.br/red-velvet-cupcakes-sexy/

O Natal está Chegando e Que Tal Essa Super Receita do Bolo Veludo.


Bolo Red Velvet (Veludo Vermelho).


O bolo Red Velvet é um bolo que instiga os amantes de doces pela sua forte cor vermelha, geralmente destacada com coberturas brancas, como de cream cheese e buttercream.

IMG_5352

Esta receita que vamos passar do Red Velvet é da Bakerella. Quem não a conhece, precisa conhecer.

Bom, vamos a receita! Você irá precisar de:

- 2 ovos
- 1 1/2 xícaras de óleo
- 1 xícara de buttermilk* (para fazer coloque 1 colher de sopa de suco de limão e complete com leite, misture e deixe descansar por 10 minutos antes de usar para talhar.)
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de essência de baunilha
corante vermelho (o quanto baste para a chegar na cor)
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como em todo bolo, pré-aqueça o forno em 180 graus. Unte 2 formas redondas com 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Agora vamos ao bolo! Primeiro bata na batedeira os ovos até que a misture fique bem clara. Adicione todos os ingredientes líquidos (óleo, buttermilk, vinagre, essência de baunilha e o corante vermelho) batendo para misturar bem e reserve.

Em outra tigela maior, coloque os ingredientes secos e bata alguns segundos para ficar homogênea. Agora adicione os ingredientes líquidos já batidos e bata por mais uns 2 minutos em velocidade média-alta. Coloque a massa nas assadeiras, dividido igualmente e bata a assadeira algumas vezes na sua área de trabalho para que a massa libere qualquer bolha que haja. É só levantar a assadeira alguns centímetros e soltar. Com o impacto, a massa se mexe e as bolhas sobem, saindo do meio da massa.

Asse por 30 minutos ou até que o palito de dente saia limpo. Com os bolos prontos, deixe esfriar na própria assadeira por uns 10 minutos e depois desenforme, deixando esfriar mais um pouco sobre a grade de confeiteiro. Faça a cobertura que pode ser de cream cheese ou buttercream, com uma quantidade o suficiente para rechear e cobrir o bolo.

Aqui vai mais uma dica da Bakerella! Caso você queira usar essa receita para fazer cake pops, ela recomenda colocar menos óleo na massa ou colocar menos cream cheese para fazer as bolinhas.

* Não há disponível aqui no Brasil a versão industrializada do buttermilk, que é vendida em larga escala em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

* fonte: http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-bolo-red-velvet.html

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Receita Profissional de Ganache.


Receita: Ganache 



Ganache é uma cobertura super fácil de ser feita e uma delícia. O ganache leva chocolate amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e sal, mas os dois últimos ingredientes em algumas receitas são usados como opcionais, pois acaba dependendo de quanto amargo é o chocolate e do gosto pessoal. Sempre que for colocar o açúcar coloque o sal, pois ele irá ressaltar o gosto do chocolate com o açúcar.

Para fazer o ganache, você irá precisa de:
- 1 xícara de chocolate amargo bem picado
- 1 xícara de creme de leite
- 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
- 1 pitada de sal (opcional)

Primeiro, pique o chocolate amargo bem pequeno, para que ele derreta mais facilmente. 

Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo para o chocolate derreta completamente.Para mexer, utilize um batedor (ou fouet).

Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar umas 2 a 3 colheres de sopa de licor.